Se agilidade é sobre pessoas, por que esquecemos de nós mesmos? Um bate papo sobre carreira, futuro e coisas do tipo…

Categorias Dia da Agilidade
Por que esquecemos de nós mesmos?

A visão do Agile sobre as pessoas é muito direcionada para times e trabalho em equipe. Não há nada de errado com isso, mas o foco no coletivo acaba deixando de lado a individualidade – principalmente no que diz respeito à sua carreira.

Este vídeo estará disponível a partir das 11 horas do dia 10/12/2016

Embora seja importante, é um assunto pouco abordado pelo mercado. Basta pensar na quantidade de material sobre TI que você já viu por aí: falamos muito sobre técnicas, processos e métodos, mas é difícil encontrar coisas sobre a carreira na área.

O intuito desta apresentação é te fazer pensar sobre o seu futuro profissional. É triste ver que, a cada dia que passa, o mercado tem mais pessoas infelizes com seu trabalho – porque trabalham demais, ou nunca são promovidas, ou só tem colegas incompetentes.

Isso ocorre porque elas não sabem onde querem chegar, não tem um objetivo para guiar suas decisões de médio e longo prazo. Quando se dão conta, sua carreira está parada no tempo, fazendo as mesmas coisas há anos, e bate aquele sentimento de “o que eu fiz nesses anos todos?”.

Abaixo, um resumo dos pontos abordados. São questões importantes, mas dificilmente paramos pra pensar nisso na correria do dia a dia.

#1. Você gosta mesmo do que faz?

Pra ter uma carreira próspera, você precisa gostar do que faz. É isso que vai te ajudar a perseverar quando tiver que enfrentar os perrengues.

#2. Pra que lado eu vou?

Programador, PO, Scrum Master, Agile Coach, Consultor, Gerente de Projetos (hum… acho que não). O início da carreira tem muitas opções. Mas e depois? Pretende seguir o “caminho do sucesso” que o mercado criou e ser um executivo? Talvez tentar algo diferente e empreender uma nova idéia? E como você se prepara pra tudo isso?

#3. Como você se imagina aos 70 anos?

Se imaginar na velhice vai fornecer uma visão de longo prazo – aquilo que precisa fazer hoje para ter a velhice que deseja. Essa visão ajuda a tomar decisões difíceis, como mudar de emprego, mudar de país, ter um filho, etc.