Vamos perder peso usando Agilidade?

Categorias Dia da Agilidade, Scrum

Perder peso e manter sempre foi um problema pra mim e acredito que seja pra maioria das pessoas. Dieta não é fácil! Seja para agradar alguém, nós mesmos ou por saúde, precisamos sempre cuidar da nossa alimentação.

Já passei por inúmeros nutricionistas, endocrinologistas, cardiologistas e até ortomolecular e nada funcionou. Até que desisti e resolvi não perder mais peso. O problema veio com o tempo: ultrapassei meu peso máximo até então e a saúde começou a ficar prejudicada.

Peso

Até que um dia um parceiro de trabalho conversou comigo a respeito de dieta, questionando numa boa porque eu estava comendo tanto e engordando…

Este vídeo estará disponível a partir das 14 horas do dia 10/12/2016

Tudo bem, pode ter mãe falando, namorada, esposa, enfim. Querendo ou não, o impacto é sempre maior quando alguém fora do seu vínculo afetivo faz uma crítica construtiva. Não levei a mal de maneira alguma!

Muito pelo contrário, entendi de maneira positiva a conversa e senti que já tinha passado a hora de fazer alguma coisa a respeito. Aquela conversa ficou na minha cabeça. Foi então que, ao mesmo tempo, veio aquele estalo:

Porque eu consigo gerenciar projetos mas não consigo gerenciar o que eu como?

Perdendo peso utilizando Agilidade

Com este evento que o Agilidade.org está organizando, resolvi trazer pra vocês meu plano de emagrecimento onde utilizo o Scrum. Falei sobre ele no meu site já tem alguns dias. Os resultados estão aparecendo e quero compartilhar com vocês.

Resumidamente, o plano consiste em Sprints quinzenais onde em cada Sprint farei uma dieta diferente além de outras ações. A vantagem disso é que, a cada Revisão/Retrospectiva da Sprint, feita ao fim da Sprint anterior, poderei avaliar o que foi bem e adaptar para o próximo período.

Fazer Dieta e ser Ágil: Adaptação

A grande sacada dos métodos ágeis é a adaptação. Com períodos curtos de entregas podemos adaptar nosso trabalho afim dele ser melhor a cada período. O mesmo vale para uma Dieta. Temos que modificar nossa alimentação, muitas vezes radicalmente e o problema sempre é a adaptação. Porque não usar o Scrum e outros métodos ágeis para ajudar neste processo?

Não adianta por exemplo uma dieta radical que dure meses, ou ainda uma dieta que você tenha que comer a mesma coisa por semanas. Você não vai se adaptar e os Impedimentos começarão a aparecer. Vai comer aquele doce que está na gaveta com a desculpa de não deixar estragar, vai abusar no fim de semana com a desculpa que “é só hoje

Andamento da Dieta

Atualização: 11/12/2016

Comecei a dieta no dia 05/11/2016. Hoje, 11/12/2016 já perdi mais de 10kg!

Abaixo um gráfico Burn Down simples que criei. Considerei os pesos perdidos como a Velocidade da Sprint mas como é difícil gerar este número, considerei 2,5kg por Sprint. Desta forma, o gráfico mostra a Linha de Base do projeto, previsto pra ir até Março e o Realizado.

Além disso incluí uma Linha de Tendência, gerada pelo Excel. Ainda estou trabalhando no modelo para deixá-lo melhor:

burndown_1212
Atualização: 12/12/2016

Envolvimento com a Comunidade Ágil

O objetivo principal da minha dieta, claro, é perder peso. Porém estou aproveitando para compilar as práticas ágeis que possam me ajudar no acompanhamento, monitoramento e motivação para fazer a dieta acontecer.

No momento introduzi artefatos simples de Agilidade. Tenho este gráfico para dar aquela incentivada, pois é muito bom ver o gráfico saindo como o esperado, nos desafiando a continuar. Além disso tenho uma pequena lista de metas e tarefas, inseridas em um Backlog e algumas tarefas priorizadas previstas para algumas Sprints seguintes.

Por exemplo, na Sprint 2 vou incluir exercícios leves e usar uma dieta que inclui alimentos ao longo do dia, algo que senti falta na primeira Sprint. Já na seguinte pretendo fazer uma dieta de quem fez cirurgia bariátrica, uma dieta mais restritiva porém completa.

Como estou divulgando isso para todos, conto com a participação de vocês. Vocês podem baixar meu modelo ou criar seu próprio modelo e começar uma dieta. Além disso gostaria muito de sugestões de práticas ágeis que possa utilizar de forma a potencializar o acompanhamento e a motivação.

Ebook e Modelo ao final do Projeto

Conforme o projeto está avançando, estou coletando conteúdos teóricos e práticos sobre métodos ágeis associados a Dieta. Ao final do projeto, quero montar um Ebook com os resultados, o que funcionou ou não além de uma carga teórica adaptada a quem quer perder peso.

Além disso vou disponibilizar o modelo em Excel final com todo o andamento da minha dieta. Verá quanto peso foi perdido, o que funcionou, onde errei e algumas dietas que utilizei, além de todos os artefatos que conseguir utilizar dos métodos ágeis com suas respectivas explicações.

Conto com a colaboração de vocês. As melhores contribuições irão para este Ebook Gratuito! Se outros começarem a dieta e tiverem sucesso será muito gratificante reunir tudo neste ebook!

Atenção: Não sou Médico

Gostaria de reforçar que não sou médico, nutricionista, nem nada disso. Escolher uma dieta sem acompanhamento é um risco alto e você não deve fazer. A recomendação é que procure seu médico para que ele monte uma dieta no seu perfil. Ele pode montar várias em períodos de 15 dias pra você sem problemas.

Caso você comece uma dieta por conta própria, pegando dietas na internet, faça por sua conta e risco!

Conclusões

É a primeira vez que faço algo do tipo, tanto utilizar o lado profissional em uma dieta como divulgar para “o mundo todo” este plano. A proposta de perder peso é séria e estou confiante que terei resultados. Usarei as práticas ágeis ao meu favor, fazendo os ciclos adaptativos e refletindo de fato no que está acontecendo comigo e com meu corpo.

Além disso espero reunir contribuições para ajudar outras pessoas com esta mesma dificuldade. Não quero recorrer a cirurgias nem nada do tipo. Afinal, não fiz cirurgia para engordar!

Projeto: Dieta Scrum

Devido ao sucesso do projeto e a certeza de que irei emagrecer, estou me comprometendo ainda mais criando um projeto pessoal onde espero ajudar outras pessoas a emagrecer utilizando métodos ágeis e tradicionais para gestão de um projeto de emagrecimento.

Dieta Scrumwww.dietascrum.com.br

Neste site irei reunir todas as dicas e atualizações sobre o meu projeto e será nele que será publicado o ebook que estou desenvolvendo.

Espero que tenham gostado do artigo e do vídeo! Muito obrigado a todos pelos compartilhamentos antes e depois da palestra e pelo apoio neste projeto.

Abraços!

Gerente de Projetos na Elsys, responsável por projetos de desenvolvimento de hardware inovadores em telecomunicações. Utiliza os métodos ágeis para aproximar as pessoas de sua equipe e ajudá-las a encontrar o valor do seu trabalho. Gosta de escrever e conversar sobre a área, principalmente sobre modelos ágeis, híbridos e gerenciamento de riscos. Adora viajar e sonha em conhecer cada canto desse mundo e, quem sabe, levar um pouco de ágil por aí.


  • Pingback: Perca peso usando Métodos Ágeis: Dieta Scrum - Dieta Scrum()

  • Pingback: Como perdi 30kg com Scrum - Agilidade()

  • Marcelo Pomarolli

    Parabéns Alexandre! Tbm trabalho na área de TI. Estou acima do peso, gostaria de usar a planilha como referência. Tem como disponibilizar? Obrigado.

    • Olá Marcelo! Sim, com certeza! Eu disponibilizei no primeiro artigo uma versão inicial, mas agora tenho uma mais atualizada e com algumas informações que me ajudaram ao longo do trabalho.
      Estou terminando de revisar a planilha para republicar, farei isso no meu site ainda esta semana e aviso você por aqui ok? Obrigado pela leitura!
      http://www.dietascrum.com.br

    • Olá Marcelo! Sim, com certeza! Neste artigo você encontra a versão inicial da planilha, mas agora tenho uma mais atualizada e com algumas informações que me ajudaram ao longo do trabalho.
      Estou terminando de revisar a planilha para republicar, farei isso no meu site ainda esta semana e aviso você por aqui ok?
      Convido você a dar uma olhada no site também pois estou acrescentando bastante coisa por lá. Obrigado pela leitura e pelo comentário! Abraços!
      http://www.dietascrum.com.br

  • Pingback: Como perdi 30kg com Scrum - Profissionais TI()