Precificação de projetos ágeis com Pay What You Want

Categorias Dia da Agilidade

Este vídeo estará disponível a partir das 16 horas do dia 10/12/2016

Um dos maiores desafios das empresas que trabalham com projetos ágeis está relacionado a como definir a estratégia de precificação. De um lado há os interesses da empresa que presta o serviço e de outro, os interesses do cliente. E por mais que se fale sobre colaboração e empoderamento, uma mesa de negociação nunca é amigável. Em linhas gerais, ouve-se muito sobre conquistar a confiança do cliente, e que isso é com o tempo. Mas a forma de entrar no cliente para ganhar essa confiança é a maior dificuldade.

Mas e se você empoderar seu cliente? E se ele pudesse escolher quanto pagar, baseado no valor que está sendo gerado para ele? Nessa apresentação, será relatado um caso real de consultoria no formato pay what you want ou, pague o quanto quiser. Um case de sucesso, baseado na percepção de valor do cliente, que teve seus interesses colocados acima de interesses comerciais e contratos.

A palestra foi realizada no Agile Brazil 2016, tendo despertado o interesse de desenvolvedores e profissionais das áreas de negócios, que buscam alternativas que viabilizem a expansão das metodologias ágeis para suas áreas de negócios. 

O case inicia a partir do relato das dificuldades enfrentadas ao tentar implementar a venda ágil com estratégias de precificação tradicionais, como preços baseados em casos de uso, hora/homem ou preço por sprint.  Todos eles enfrentam algumas barreiras, mais relacionadas com aspectos psicológicos dos tomadores de decisão do que com aspectos racionais. Alguns desses aspectos foram estudados para compreender como funciona de fato o processo de tomada de decisão. A partir do estudo, o modelo pay what you want surgiu como resposta, dando origem a um experimento. Se você não pode estar presente no Agile Brazil mas quer conhecer o caso, aproveite essa oportunidade. Conhecendo o caso e os aprendizados gerados, quem sabe você pode testar o modelo em seu negócio, compartilhando suas experiências e contribuindo com a comunidade?

Facilitadora: Aline Roque
LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/alineroquemkt
Twitter: @alineroquemkt
Link para o Slideshare da apresentação