Visual Radiators: Como elementos visuais podem ajudar a auto organização de times ágeis.

Categorias Agile, Dia da Agilidade

20161122_105859

Quem já  precisou de informações para tomada de decisão e se viu imersa em um punhado de sistemas, planilhas, etc..Sem entender de fato o que estava acontecendo? ou então aquele sentimento de falarmos e combinarmos as coisas, voltarmos para as nossas mesas e ter a sensação de que ninguém se lembrará o que precisa ser feito?

Este vídeo estará disponível a partir das 12 horas do dia 10/12/2016

Pensando em situações como essa, Na década de 80, a Toyota incluiu a noção de controle visual em seu sistema de produção. Um pouco mais tarde, 1999, Kent Beck trouxe o conceito do “”Big Visible Chart”ao XP no livro Extreme Programming Explained  e em 2001 Allistar Cockburn falou sobre “radiador de informação” em uma metáfora  comparando a circulação da informação com a dispersão de calor e gás em um radiador.

Tenho certeza que você já utiliza um “Information Radiator” no dia-a-dia do seu time. Sabe aquele quadro kanban com post-its? Pois então! Queremos explorar um pouco mais dessa idéia, só que pela ótica do Pensamento Visual (por isso o nome Visual Radiators!).

Visual Thinking

Direto de Buenos Aires, através de um  bate-papo com Pablo Tortorella diretamente da Kleer, conversamos sobre o que são radiadores visuais, como eles podem ajudar na auto organização de times Ágeis e quais as dicas para começar a sua  utilização.Pablo é um Agilista /Visual Thinker envolvido com a comunidade ágil em toda América do Sul (Colômbia, Argentina, Equador, Uruguai, etc…)  e tem uma experiência riquíssima na utilização de Visual Thinking em times Ágeis.

Pablo Tortorella  é um Agilista /Visual Thinker envolvido com a comunidade ágil em toda América do Sul (Colômbia, Argentina, Equador, Uruguai, etc…)  que nos abriu as portas de sua empresa para essa  conversa super agradavel.

eu_pablo

Pai da Malu e da Ana Clara, marido da Cris, sou um Agilista apaixonado por desenvolvimento de software e Visual Thinking. Acredito fortemente que Indivíduos e interação entre eles são mais que processos e ferramentas e tento colaborar na construção de times em torno desse pensamento.