Uma pergunta para melhorar o seu legado

Categorias Agile, Dia da Agilidade

Este vídeo estará disponível a partir das 11 horas do dia 10/12/2016

Trabalhar com tecnologias de ponta, passeando por campinas verdejantes é o desejo de todo desenvolvedor. Porém, nem sempre isto é possível. Na maior parte das vezes nos vemos trabalhando em cima de bases de código deixados por outros, ou mesmo deixando o nosso código para que outros continuem o serviço. Nessa conversa mostro como ler a história de um sistema e entender como o legado (se e de outros) pode ser tanto prazeroso como rentável a seus clientes. E para isso, basta você se fazer apenas uma pergunta

 

A palavra “legado” carrega um siguinificado bastante distinto em meio a desenvolvedores do que na população em geral. Apesar de trabalhar com sistemas legados ser um dos ramos menos desejados por quem ganha a vida produzindo valor através de código, esta é uma realidade para a grande maioria. Afinal, o sistema novo de hoje é o legado de amanhã.
Aqui mostrarei minha experiência de décadas trabalhando com legados em clientes públicos e privados, pequenos e grandes, startups e dinossauros. Mostrando como uma pequena pergunta pode te ajudar a melhorar a qualidade do seu trabalho e a satisfação do seu cliente.
Essa pergunta é :
“Qual o menor passo sustentável que eu consigo executar agora?”
Sendo que ela pode ser dividida em 4 partes:
  • Menor passo: O que eu consigo produzir que gera o valor mais rápido ao meu cliente. Seja ela uma solução que envolva (ou não) o software em questão.
  • Sustentável: Qual a dívida técnica que estarei gerando com essa minha decisão? Sou capaz de pagar essa dívida a tempo dela não me levar a falência técnica?
  • Que eu consigo executar: Qual meu conhecimento sobre o problema e a solução que pretendo construir? Consigo eu encontrar um equilíbrio entre explorar novos caminhos com a geração de valor para o cliente?
  • Agora: Qual o momento do projeto. Precisamos de um retorno agressivo? Podemos investir em melhorias para o futuro? Qual nossa certeza do domínio sendo atendido?
Com base nisso vimos exemplos da minha experiência como consultor em clientes corporativos bem como resposável técnico em startups. Mostrando como conceitos de Design e Arquitetura evolutiva, Arquitetura de Sacrifício, Strangler Application e outros pode te ajudar a levar de um mundo de caos para um navegar mais tranquilo.
Fico aberto a dúvidas e sugestões.